Segredo 02 – Aprender a GUARDAR dinheiro
O segundo segredo depois de estabelecer mecanismos de receita é entender como constituir reserva e fazer investimentos.
Eu sei que na cabeça de muitas pessoas quando se fala em guardar dinheiro logo vem aquele versículo em que o Senhor diz:
“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam…” (Mateus 6:19)
Mas, eu gostaria de esclarecer que GUARDAR é um princípio financeiro encontrado nas Escrituras do Antigo Testamento como no texto abaixo onde Salomão nos orienta:
“O que ajunta (guarda) a força do seu trabalho, prosperará”. (Provérbios 13:11)
Jesus claramente tinha uma reserva financeira e guardava dinheiro a ponto Dele ter uma bolsa onde eram ajuntadas as ofertas e também ter uma pessoa para cuidar do dinheiro, ou seja, um “tesoureiro” para administrar os recursos existentes.
Paulo também orienta a igreja a juntar uma oferta para que em determinado tempo fosse recolhida por ele e encaminhada aos irmãos na Judéia. Aqui temos um importante ensinamento que é guardar para um propósito específico.
Além de tudo isso, vale a pena lembrar a parábola dos talentos, onde aquele que recebeu apenas um talento foi severamente criticado, porque não fez nenhum investimento com o recurso que recebeu.
Assim, acredito que fica claro que guardar ou investir não é pecado e que o que a Palavra claramente condena é o sentimento de posse egoísta pelo qual alguns entesouram bens e riquezas para si mesmo com intuitos mesquinhos em busca de um tipo efêmero de segurança que o dinheiro ilusoriamente promete, mas que nunca poderá substituir ou se comparar a verdadeira riqueza do Reino.
Para alcançar plenitude na área financeira é importante saber constituir reserva, pois veja o que diz um dos homens mais prósperos que já existiu:
“O sábio economiza e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa, mas o tolo gasta todo o seu dinheiro assim que o recebe”. (Provérbios 21:20) Bíblia Viva
Este tipo de reserva é aquele dinheiro que utilizamos em momentos de surpresas financeiras desagradáveis, quando estamos diante de oportunidades que surgem ou quando desejamos conquistar algo que exige que façamos um esforço para juntar um valor suficiente para adquirir determinado bem ou serviço que precisamos.
Você sabe como investir?
Conhece sobre investimentos financeiros?
A maioria dos brasileiros tem como referencial de investimento a poupança que embora seja uma opção para se obter algum rendimento está longe de ser a melhor escolha para o momento econômico em que vivemos.
Infelizmente não somos educados financeiramente para saber fazer escolhas sensatas e coerentes no tocante a investir nosso dinheiro.
Esta ausência de instrução limita e impede as pessoas de fazerem o dinheiro trabalhar para elas. Surpreso? Mas, é isso mesmo. Primeiro você trabalha para ganhar dinheiro e depois precisa colocar o dinheiro para trabalhar para você. Este é o conceito mais simples e claro do que é investimento.
Existem muitos tipos de investimentos no mercado que vão desde a já citada poupança até as ações passando por CDB´s, fundos de investimento, títulos públicos e outros.
Como então aprender a investir?
Onde encontrar este conhecimento?
Hoje existem muitos meios de se aprender principalmente através da internet em sites como o da bolsa de valores (Bovespa), do Banco Central do Brasil e em cursos promovidos por instituições e profissionais da área de finanças.
Cabe a cada um buscar ao menos o entendimento básico para que possa tomar decisões de investimento seguras e compatíveis com o seu perfil financeiro.
Conheço muitos adultos que hoje lamentam a falta de orientação nesta área e por isso enfrentam dilemas financeiros profundos, porque quando estavam no ápice da renda não investiram ou não souberam escolher os melhores investimentos e atualmente pagam um preço alto por isso.
Alguns que deveriam estar usufruindo de uma vida confortável estão agora mesmo tendo que trabalhar duro pra se manter e pagar suas contas quando se tivessem atentado para aprender como investir poderiam estar tranquilos.
Sua felicidade não depende de quanto dinheiro você tem guardado, mas com toda certeza, não ter investimentos irá introduzir insegurança, medo, preocupação e ansiedade que minarão sua satisfação e realização pessoal.
O que você quer para o seu futuro?
Decida aprender este princípio e coloca-lo em prática o quanto antes e você estará semeando um amanhã melhor para você e sua família.