Segredo 01 – Aprender a GANHAR dinheiro
Somos, desde criança, inseridos em um sistema econômico-profissional que nos diz que temos que ser “alguém” na vida. E por isso, nos preparamos durante anos para sermos mão de obra qualificada para o mercado com o objetivo de conseguir um emprego e daí iniciar a escalada rumo a uma vida financeira de sucesso.
Mas, ninguém nos ensina como ganhar dinheiro não é?
Na verdade nos ensinam a ganhar dinheiro para um patrão ou produzir o máximo para a empresa que trabalhamos e isso não é errado, porém é uma instrução limitada e intensamente restritiva, além de não ser a única opção de receita.
A Bíblia nos orienta a GANHAR nosso próprio pão com nossas mãos e isso sim é um direcionamento estimulante e carregado de sentido para que alcancemos a felicidade financeira, pois é uma Palavra inspirada pelo Espírito Santo.
Em I Tessalonicenses no capítulo 4:11-12, o apóstolo Paulo diz:
“E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado; Para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessiteis de coisa alguma”.
Note que GANHAR não é pecado nem incompatível com o Reino. É o próprio Deus nos dizendo qual deve ser nosso comportamento em relação as nossa vida financeira, mas, infelizmente, muitos cristãos ainda acham que é difícil associar finanças e vida cristã de uma forma que uma coisa não prejudique a outra.
Se você pesquisar a vida de financeira de Salomão vai perceber que as promessas de riquezas feitas por Deus a ele só se cumpriram a partir do momento que o rei usou sua sabedoria para GANHAR dinheiro e enriquecer com suas diversas iniciativas empreendedoras. Ele negociou madeira, comprou e vendeu especiarias, criou diversas formas de conseguir recursos financeiros.
Ganhar é o fundamento para uma caminhada financeira estável, realizada e feliz. Sem receita não existe vida financeira ativa, ou seja, se você não ganha dinheiro ainda não iniciou sua jornada rumo á realização econômica pessoal. Você não pode ser pleno nesta área visualizando o sucesso alheio.
Converse com uma pessoa desempregada ou sem uma atividade remunerada que logo vai perceber a insatisfação, a preocupação e as tensões que essa pessoa vivencia no seu dia-a-dia.
Quais são então as formas mais comuns de ganhar dinheiro:
1 – Emprego formal onde você vende a uma pessoa física ou empresa o seu tempo, habilidades e conhecimento em troca de um salário;
2 – Empreendedorismo pelo qual você executa uma atividade de comércio, indústria ou serviço e recebe pelos bens, produtos ou serviços que disponibiliza a um mercado consumidor que paga por eles.
É, portanto, através do TRABALHO que somos motivados a adquirir os recursos necessários para nossa vida e conquistarmos nossos objetivos.
Veja o texto abaixo (2 Tessalonicenses 3:10-12):
“Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.
Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs.
A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, GANHEM o seu próprio pão”.
Fica claro que Deus não incentiva formas de se ganhar dinheiro que não envolva ações lícitas e honestas, ou seja, o ócio e a preguiça bem como a malandragem de viver a custa dos outros são explicitamente reprovadas.
Na minha experiência tenho me deparado com profissionais competentes, pessoas inteligentes e trabalhadores esforçados que não sabem ganhar dinheiro ou não sabem como ganhar o suficiente e vivem no limite do estresse por mal conseguirem pagar suas contas.
Por que isso acontece?
Responder a esta questão não é algo fácil, mas posso garantir que um dos motivos é a falta de instrução e educação financeira empreendedora contextualizada.
O mundo do trabalho mudou e hoje existem variadas formas de se ganhar dinheiro, mas muitos continuam desconectados da realidade e insistindo naquele processo vicioso de estudar, se formar e procurar emprego.
É fundamental o autoconhecimento das habilidades naturais e dons instintivos que o Criador colocou em cada um de nós para que possamos desenvolver atividades profissionais prazerosas e lucrativas bem como uma carreira de sucesso.
Qual é sua situação atual? Você ganha seu próprio dinheiro?
Quero te motivar a refletir sobre o tema e a se desprender de estereótipos ou preconceitos limitantes que talvez estejam mantendo você preso e impedindo que ganhe o necessário para suprir suas necessidades e conquistar seus sonhos.
Invista em sua carreira, profissão ou negócios e seja criativo estando aberto a provar as inovadoras formas de trabalho do nosso mundo pós-moderno.
Pense nisso !!!