Verbo FM

Série: Erros ao estudar a Bíblia 2 Ceder as distrações

tonnTonn Nunes

Graduado do Rhema

Hoje vamos falar do segundo erro fatal ao estudar as Escrituras sagradas:

2 – CEDER AS DISTRAÇÕES

Vivemos em um mundo de distrações e temos que aprender a conviver com elas sem prejudicar nossa dedicação a Deus e a Sua Palavra.

Uma distração é qualquer coisa que provoque a falta de concentração, desinteresse, roube seu foco e dificulte o seu estudo tirando a prioridade da Palavra de sua vida.

Existem pelo menos dois tipos de distrações:

– As distrações internas causadas por preocupações, cansaço, ansiedades, inquietações, temores e angústias interiores que desviam nosso pensamento da Palavra e furtam nossa concentração.

– As distrações externas que são consequência de ambientes barulhentos, com movimentação de pessoas, mobília desconfortável, calor ou frio em excesso e existência de coisas que capturam nossa atenção e roubam nossa concentração.

É certo que alguém cercado de distrações não conseguirá estudar a Bíblia com a atenção necessária para um bom entendimento.

O divertimento e entretenimentos são lícitos e importantes em nossa vida, porém, a partir do momento que a diversão ou o passatempo começam a concorrer com a Palavra e nos distrair a ponto de perdermos a conexão com as Escrituras, devemos ter muito cuidado e colocar limites em nós mesmos para nosso próprio bem.

Estudar a Bíblia com sua atenção dividida com um programa de tv, seriado ou filme vai reduzir muito a sua capacidade de compreender os significados e meditar no texto bíblico.

Por outro lado, estudar as Escrituras com o celular ligado recebendo dezenas de notificações das redes sociais, mensagens e telefonemas com toda certeza, atrapalhará todo o processo de aprendizagem.

Particularmente tenho imensa dificuldade de estudar a Palavra quando estou exposto a ambientes barulhentos e com circulação de pessoas.

Como resolver o problema das distrações?

Identifique primeiramente o que te distrai com facilidade e evite tudo aquilo que desliga sua atenção da Palavra.

Ao iniciar o seu período de estudo da Bíblia:

  1. Evite estar em um lugar agitado e barulhento;
  2. Desligue seu celular ou desative as notificações das redes sociais;
  3. Busque um local tranquilo, silencioso e confortável;
  4. Procure acalmar seus pensamentos para poder extrair o máximo daquilo que as Escrituras ensinam.

Livre-se das distrações internas através da oração:

  1. Preocupações;
  2. Ansiedades;
  3. Temores;
  4. Etudo que esteja perturbando seus pensamentos devem ser excluídos para que você possa acolher a Palavra.

Já as distrações externas como pessoas e ambientes inconvenientes devem ser evitados como anteriormente expliquei para poder aprender mais e melhor da Palavra de Deus.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!