Graduado do Rhema
Este, talvez seja um dos principais erros ao estudar a Bíblia, pois por sua ausência a maioria dos equívocos anteriores acontecem.
Um método é um procedimento, um jeito, uma maneira ou uma técnica para se fazer ou aprender alguma coisa.
Ter um método é adotar um processo organizado para se compreender as Escrituras com o inestimável auxilio do Espírito Santo.
Eu particularmente acredito que não ter um método de estudo é um dos erros mais fatais de todos, mas, infelizmente, cerca de 85% dos cristão não utilizam nenhum recurso metodológico.
Com uma metodologia para estudar você irá:
- Entender que leitura e estudo são coisas diferentes;
- Focar nos estudos evitando as distrações;
- Ter um tempo definido para estudar e saberá o que fazer;
- Evitar a Síndrome do Sabichão porque terá um processo de aprendizado a seguir e isso vai disciplinar seu ego;
- Seguir uma orientação que proporcionará equilíbrio no estudo da Palavra evitando o racionalismo e a espiritualização;
- Disciplinar o uso de materiais auxiliares sendo guiado em como e quando utilizar estas ferramentas.
Por estes e outros motivos acredito que ter um método de estudo é muito importante para se estudar as Escrituras. Mas, isso não é ensinado na maioria das igrejas e as pessoas se sentem desestimuladas para estudar a Bíblia porque não sabem como fazê-lo.
Mas, qual método devo seguir?
Existem muitos e variados métodos de estudo da Palavra.
O indutivo, o dedutivo, o biográfico, o histórico, o devocional e outros.
É necessário conhecê-los para poder escolher qual se adapta melhor ao seu perfil e assim começar a estudar a Bíblia com mais eficácia.
Porém, uma coisa comum a todos os métodos é o fato que são, em sua maioria, complexos e exigem uma grande quantidade de informações para poder aplicá-los, além de serem pouco amigáveis no tocante a sua execução prática e isso tem atrapalhado muito o interesse dos cristãos atuais pelo estudo da Palavra de Deus.
A maioria de nós utiliza uma maneira própria de estudar. Uns usam anotações, outros marcadores de textos, resumos, fichamentos e etc. O importante é ter uma metodologia que facilite o aprendizado.
Desde minha juventude, quando identifiquei a necessidade de ter um método de estudo como ferramenta para entender melhor a Bíblia comecei a desenvolver um modelo de aprendizagem próprio que fosse simples, dinâmico, motivador e que me inspirasse a cada vez mais a buscar conhecer a Palavra de Deus, pois tinha o desejo de aprender mais, porém não sabia nem como iniciar.
Então, criei um método gráfico que utiliza nove perguntas, escolhidas e estrategicamente distribuídas em um diagrama simples e atraente que pode ser confeccionado facilmente por qualquer pessoa.
Este modelo de aprendizagem bíblica está dividido em quatro blocos de estudo que contemplam a escolha e definição do texto a ser estudado, a análise do texto bíblico, a reflexão, a prática e o ensino.
É o método que utilizo a anos e que transformou a minha vida e intensificou a minha comunhão com a Palavra de Deus
4 Comentários
Olá Cícero…
Desculpe a demora em responder.
Acredito que o texto não foi atualizado. Por isso saiu equivocadamente esta referência ao método que utilizo. Mas, se você quiser mais informações estarei lançando uma série de vídeos no nosso Canal no YouTube onde falarei detalhadamente sobre o método.
Aqui está o link para nosso canal: https://goo.gl/uIiNmZ
Que o Pai continue te abençoando !!!
qual o metodo ultilizado
Olá Cícero…
Desculpe a demora em responder.
Acredito que o texto não foi atualizado. Por isso saiu equivocadamente esta referência ao método que utilizo. Mas, se você quiser mais informações estarei lançando uma série de vídeos no nosso Canal no YouTube onde falarei detalhadamente sobre o método.
Aqui está o link para nosso canal: https://goo.gl/uIiNmZ
Que o Pai continue te abençoando !!!
sim e que metodo foi aplicado ,o autor começou e não terminou ou exixste continuação?