Verbo FM

Série: Erros fatais ao estudar as Escrituras – Mau uso de materiais auxiliares

tonnTonn Nunes

Graduado do Rhema

Continuando a série sobre os erros fatais ao estudar as Escrituras chegamos ao penúltimo tópico.

6 – Mau uso de materiais auxiliares

Todo estudante da Bíblia precisa fazer uso de recursos extras para amplificar sua compreensão da Palavra, porém, muitos tem substituído a leitura e estudo das Escrituras pela leitura de materiais auxiliares.

Os materiais auxiliares são todos aqueles que visam melhorar seu entendimento da Palavra como: dicionários bíblicos, atlas bíblico, comentários bíblicos, manuais e enciclopédias e também os livros.

É obvio que todos estes recursos são importantes e tem muito a nos acrescentar e instruir, mas, o que tenho percebido é que o mau uso dessas ferramentas tem se constituído em um erro comum entre os cristãos da atualidade.

As inúmeras publicações dos mais variados tipos e estilos de literatura cristã criou um grande mercado consumidor e uma avalanche de recursos fantásticos, mas que, na maioria das vezes, as pessoas mal orientadas utilizam de forma equivocada.

A leitura e estudo da Bíblia deve ser prioridade em nossa vida, mas quantos de nós deixamos de estudar a Palavra para ler o livro daquele autor que admiramos? Quantos nem leem mais as Escrituras e preferem ler os comentários bíblicos? Quantos já trocaram seu momento particular com a Palavra por aquele áudio ou vídeo de um pregador famoso?

Eu particularmente leio muitos livros e faço uso de áudio e vídeos constantemente, porém, aprendi, que estes recursos não podem tirar da minha vida o meu contato pessoal, particular e íntimo com a Bíblia.

Como então usar corretamente os materiais auxiliares?

  1. Primeiramente não substitua sua leitura e estudo da Bíblia pela leitura de materiais auxiliares por mais interessantes que possam ser.
  2. Dê prioridade e primazia ao texto bíblico e utilize os livros, comentários e outro para reforçar e amplificar seu entendimento daquilo que você estudou pessoal e autonomamente nas Escrituras.
  3. Seja moderado e seletivo na aquisição de materiais auxiliares para que não fique com sobrecarga de coisas para ler e isso atrapalhe seu momento a sós com a Palavra.
  4. Procure ler textos que estejam conectados com o tema ou assunto de seu estudo atual das Escrituras, evitando assuntos muito diferentes, pois assim você reforçara seu aprendizado da Palavra.
  5. Programe-se para usar materiais auxiliares e defina um tempo para dedicar-se a eles. Você não precisa ler todos os livros de uma vez.

Use as publicações de apoio ao estudo de forma inteligente e jamais abandone seu momento particular de leitura e estudo da Bíblia.

 

1 Comentário

  • Todo cristão nascido de novo deve experimentar a vida que vem de Deus. Vejamos o salmo 36.9 na BKJA :
    Pois em Ti está a fonte da vida; graças à tua luz somos iluminados.
    Em Deus está a fonte da vida. Quantas frases , palavras e conselhos nas redes sociais… mas não produzem vida. A vida vem de Deus e somente Dele.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!