Scott Webb
Fundador e líder da Igreja Word of Life Christian Center em Birmingham no Alabama, EUA

É maravilhoso falar sobre a teoria da Palavra, mas quero ajudar vocês a colocar em prática. A Palavra da Fé não é parte do Evangelho, é o Evangelho. 

Deus quer que vocês tenham longevidade. Ele diz isso em II Timóteo 4.7-8: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda”. Eu gosto da forma como ele fala da coroa, Deus tem uma coroa para nós. As Escrituras falam que existem três coroas para nós e essa é uma delas. 

Paulo combateu o bom combate pela fé, estamos correndo a nossa carreira e muitos de vocês começaram bem, mas é importante também ter um término bom.

Na primeira parte, fala de um semeador que saiu a semear e semeou em quatro tipos de solo e depois quando todos saíram e os discípulos pediram para ele explicar a parábola, Jesus deu uma chave aqui: o que semeia, semeia a Palavra. 

Agora, tudo na vida Jesus está para nos dizer em relação ao processo de semeadura da Palavra. Independentemente de onde estiver, você é uma semente da Palavra. Na verdade tudo no mundo está relacionado a Deus plantar a sua Palavra na terra e Satanás tentar retirar. É uma batalha entre a Palavra da justiça e Satanás. 

Perseguição e aflições são por causa da Palavra, não leve de maneira pessoal. Reconheça que você tem uma missão e leve isso como esse trabalho. Algumas pessoas estão ofendidas com a perseguição e são como o solo com espinhos: os enganos, as ambições e outras coisas entraram e sufocaram a Palavra. Mas que estão em um bom solo ouvem a Palavra e produzem a 30, 60, 100 por 1. Reparem que é a mesma semente. 

A diferença não está na semente, está no solo em que ela foi plantada. Deus está nos ensinando a sermos bons solos, que sempre há espaço para crescer. Multiplicar de 100 por 1 significa o potencial máximo da semente e não importa onde você esteja na sua caminhada cristã, ainda há mais semente. 

Se você estivesse dirigindo por aqui e você visse uma tartaruga em cima de um poste, você poderia se perguntar do que isso se trata, mas uma coisa você pode ter certeza, ela não chegou lá sozinha. Deus quer nossa vida se parecendo com uma tartaruga no poste, Deus quer que as pessoas olhem para você e se perguntem: “Como eles conseguiram?”. Que aqueles que o conheceram no passado olhem para você e pensem “como ele conseguiu?”. E você irá responder: “Eu sou uma tartaruga no poste, Jesus me levantou!”.

A prática

Agora vamos entrar na praticidade, porque vivendo pela fé não se trata de “uhul, estou vivendo no espírito”. Trata-se de praticar a Palavra de Deus. 

Paulo conta uma história, um testemunho de vida em II Coríntios 12.2, de um homem que foi levado ao céu e ele estava falando dele mesmo, do momento em que foi apedrejado. Ele diz isso duas vezes: no corpo ou fora do corpo. Isso nos traz um grande consolo, Deus fala de uma morte física, que saímos do corpo mas continuamos vivendo em espírito. 

Paulo continua dizendo que foi dado nesse tempo uma abundância de revelação e dizendo que para não se exaltar, foi lhe dado um espinho na carne. A revelação da parte de Deus tem habilidade de exaltar e essa é a intenção de Deus, de fazer que seja um espetáculo, mas não para nossa glória e, sim, para glória d’Ele. Veja, somos apenas uma tartaruga no poste. 

Deus queria que as pessoas ouvissem Paulo, queria usá-lo para pregar a Palavra. O mensageiro de Satanás é chamado de espinho na carne. E já ouvimos falar de espinhos em Marcos 4. Esse espinho foi dado para impedir que Paulo exaltasse Deus. Então, Paulo parou de reclamar disso e pela fé ele começou a cantar sobre e glorificar a Deus na sua fraqueza. 

Em II Coríntios 11, Paulo conta tudo que ele passou (sede, fome, naufrágio, etc.) e no versículo 28 diz que além dessas coisas existia algo que o oprimia internamente: o cuidado com as igrejas. A maior batalha que Paulo teve não foram os ataques externos mas, sim, as ansiedades das responsabilidades que lhe foram dadas. 

Paulo tinha essas perseguições externas mas o que realmente abalava-o era o cuidado e a responsabilidade que Deus havia dado a ele. Todos queremos ser bons mordomos e há uma coisa positiva nisso: o cuidado que nos faz realizar um bom trabalho. Mas pode se tornar uma preocupação e ansiedade e é imperativo que, como líderes, vocês aprendam a lançar o seu cuidado no Senhor e deixe ele guiar você. Tudo que você precisa fazer é seguir as ordens.

Cuidado!

A Igreja Verbo da vida está em grande crescimento, queremos ministérios bem-sucedidos, queremos fazer bem e agradar a Deus. Mas você precisa ter cuidado para que esse tipo de cuidado não se torne um lugar de competição. Existem cidades diferentes de outras que irão requerer trabalhos específicos. Deus não quer que você pegue todo esse cuidado, pois descanso é extremamente importante no ministério. 

Deus quer que você saiba fé, mas também que você tenha o espírito da fé. A diferença é que a matéria da fé pode ser ensinada, mas o espírito da fé é agarrado. Você pega o espírito da fé de quem tem, por associação. 

“Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo” (I Pedro 1.5).

Vocês estão guardados pelo poder de Deus! É maravilhoso ser curado, mas é melhor ainda ser guardado. 

Comece a dizer até onde você quer ir na sua vida. Os seus melhores dias não estão atrás de você, estão na frente! Aprenda a desfrutar da jornada, desfrutar do descanso. Desfrute cada estação da sua vida, pois a sua atual estação pode ser a melhor da sua vida. 

Paulo escreveu sobre aqueles que ficaram viciados em ministério e isso é viciante, você não quer se distanciar, mas você precisa se distanciar. Jesus se distanciava, ia para os montes, para o deserto e se afastava das pessoas. Deus quer que você viva uma vida descansada e isso quer dizer que você precisa tirar tempo para você e sua família. Sua família precisa de você!

Trechos da mensagem de 16 de setembro de 2023, na Conferência de Ministros Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!