
Confira abaixo a entrevista que a nova diretora da Escola Rhema de Missões Mundiais, Suênia Emery, concedeu ao nosso Portal:
Conte-nos um pouco da sua história.Como conheceu a Igreja Verbo da Vida?
Eu cheguei ao Verbo da Vida em 1994, me converti em março do mesmo ano, e aí não dava mais para estudar no Rhema, (que na época ainda era Centro de Treinamento Bíblico Verbo da Vida). Mas, no ano seguinte comecei a cursar o Centro de Treinamento e me formei em 96, desde então sempre fui comprometida na igreja e nos departamentos, trabalhava no departamento infantil e nos conselheiros ao mesmo tempo e, depois, decidi ficar só com o departamento infantil.
Em dezembro de 1998 eu me casei com Christian Emery, e no ano seguinte comecei a trabalhar na secretaria do Rhema Brasil, por 5 anos e 4 meses, eu sempre fui comprometida e envolvida nos trabalhos da igreja, e assim começou a minha história no Ministério Verbo da Vida.
Quando começou a se envolver com missões na igreja local?
Em 1999 quando tivemos a nossa primeira conferência de missões, com Simon Potter, começamos a nos movimentar para fazermos a nossa primeira viagem transcultural. E em setembro de 2000 fizemos a viagem, fomos à Bolívia, e depois disso ficamos trabalhando junto Suellen Emery, que liderava a secretaria de missões na igreja local. Dois anos depois, Suellen precisou ir morar em Fortaleza e foi quando ela passou a liderança da secretaria de missões para nós, eu e meu marido, e lideramos a secretaria por dois anos.

Nesse período nasceu minha primeira filha, Hadassa, e depois que ela nasceu nós passamos a liderança para Jadeilton, mas mesmo assim, nunca mais consegui me desligar da área de missões, até tentei um tempo, porém o Senhor falou que não tinha mais como tirar isso de mim, é como querer que o filho voltasse ao ventre.
Como foi o período em que atuou na Agência de Missões Verbo da Vida?
Anos atrás, o Senhor havia me mostrado que eu tinha que ficar mais perto dos missionários. Comecei a trabalhar na AGMVV, a servir aos missionários, estando ligada com eles, testificando assim o que Deus havia me dito.
Comecei a trabalhar na Agência em 2007, porém antes, tive a oportunidade de ir ao missionário no campo, ainda em 2006 o Senhor me concedeu isso, fui para o Chile visitar Jean e Elza Ramirez, para mim aquilo foi algo tremendo, eu quase não acreditava, foi gratificante demais e quando voltei, estava com mais vontade de servir aos missionários a distância, de certa forma queria estar junto deles, porque passei a me importar muito, isso foi acelerando dentro de mim, e quando comecei na AGMVV fiz algumas coisas desse tipo. E foi um tempo maravilhoso, o Senhor acrescentou ferramentas ao meu chamado neste tempo.

O ano passado aconteceu a primeira Conferência de Missionários, como foi essa experiência?
Este evento reuniu os missionários da Europa e foi algo tremendo, para mim foi algo sobrenatural. Enquanto eu estava ali no balcão recebendo aqueles missionários, entregando o material deles para a conferência, eram dois elevadores na minha frente, e um abria e saia um casal, outro se abria e saia uma família, e comecei a ficar tão emocionada ao ver aqueles missionários chegando, porque somos acostumados a ver na Conferência de Ministros apenas dois ou três missionários, mas ali era diferente, eram só missionários.
Então, vê-los ali, foi tão forte que comecei a chorar. Foi um momento tão esperado, tão desejado, não foram todos na verdade, mas, a maioria estava lá. Foi gratificante demais vê aquele povo se abraçando, de nações diferentes, foi emocionante esse primeiro encontro que aconteceu em Portugal.
Dessa forma, eu vejo como Deus trabalha, e Ele vai me mostrando as coisas, durante aqueles dias ali em Portugal, por exemplo, a importância disso tudo foi ficando mais clara, ouvir cada missionário falando da sua experiência e ao mesmo tempo eles agradecendo a Agência só por estarmos do outro lado do computador falando com eles, eu vi o quanto era importante. Antes eu já valorizava, mas após isso, muito mais! E ainda ouvir deles: “Como é bom poder lhe abraçar, a gente sempre tem lhe visto e ouvido, mas agora estamos aqui’’. Isso foi tão forte, é como um sentimento de uma mãe para um filho, eu me sinto como uma mãe com muitos filhos missionários, porém naquele momento escutar isso deles mexeu demais comigo.
E quando terminou a conferência passamos uma semana na Espanha com os missionários Cortez e Lucia, e convivemos com o missionário no seu dia a dia, orando, compartilhando, rindo, se divertindo, chorando foi um privilégio e uma honra estar com eles. E isso, é algo que futuramente eu desejo fazer mais, visitar e ter mais tempo com o missionário no campo.
Como foi a sua experiência ao receber o convite para estar à frente da ERMM?
Para mim é um grande desafio diante da pessoa que eu sou, pode ser que pessoas pensem que não, mas, eu sou um pouco tímida, no entanto, me rendi e obedeci, no momento que vem a obediência e você cede, parece que vem tudo junto, é como uma capa lhe cobrindo, você começa a sentir o refrigério e motivação por dentro: “você pode’’, “você vai conseguir”’, “eu te chamei”, “eu te capacito”. É debaixo dessa obediência e submissão que eu tenho encontrado essa tranquilidade, parece até que eu já fui diretora da Escola, eu sei que não é na minha habilidade, olhando a minha capacidade e formação não teria nenhuma condição natural para isso, no entanto, quando colocamos nossa dependência em Deus, Ele nos reveste com capacitação e nos sentimos fortalecidos e motivados a fazer porque não estamos sós.

Como diretora da Escola de Missões, um novo desafio está diante de você. Como é esse sentimento de mãe de nações agora que você está a frente de uma turma de “pré missionários” ?
Meus joelhos tremem quando eu penso nisso, porque eu vejo que até agora aonde tenho chegado, esse tempo com os missionários, através da Agência e as visitas ao campo, foram etapas. E nessa nova etapa peço sabedoria ao Senhor, porque não queremos errar, mas podemos.
Meu desejo é não apenas acompanhar, mas também treinar, para que eles possam ir, e Deus vai trabalhar comigo. Estava comentando outro dia com alguém que eu sou do tipo que faz para que o outro veja o exemplo e faça, muitas vezes, eu não sou de falar. Mas, o Senhor já me falou que terão momentos na Escola que vou precisar dizer. Sei que Jesus ensinava dessas duas maneiras, Ele era exemplo, Ele fazia e também falava.

Quais as novidades que a escola tem para esse ano?
Esse ano ocorreram algumas mudanças na grade curricular. Saíram duas matérias e entraram a disciplina “Fé”, e também o “Ministério de Cura”. Nesta, eles terão aula na ERMM e dois dias de aula prática no Centro de Cura Rhema Brasil.
Os alunos também estão tendo aulas de inglês, e no próximo ano cremos que será acrescentada a aula de espanhol. E ainda, estamos com atividade física aos sábados e acompanhamento psicológico. Este acompanhamento já havia, mas agora estamos aumentando o tempo com a psicóloga para realizar um trabalho mais intenso.
Este ano, estamos trabalhando espírito, alma e corpo e eu creio que o Senhor derramará uma graça sobre eles para estarem submissos a esse treinamento.
Além disso, nossa prioridade é manter a unidade e a comunhão dos alunos com a equipe de trabalho e a diretoria.
Quais as suas expectativas para esse ano?
Recentemente, uma irmã falou para mim que ela me via com uma tocha nas mãos colocando fogo nos alunos que estavam chegando para estudar na Escola, e enquanto ela estava ministrando isso para mim, vi no meu espírito a imagem de um bastão e uma tocha, e percebi que era o fogo e a velocidade do Espírito. E é nisto que estou crendo, essa é a minha expectativa para esse ano.
E eu sei que quando terminar o ano eles saberão a sinalização correta do Senhor e estarão cheios do fogo do Espírito Santo para correr na velocidade do Espírito. Desejo muito que eu possa contribuir não só com as matérias, mas que minha vida possa acrescentar na vida dos alunos, não quero ser somente a diretora que dá ordem e corrige, mas eu desejo ser a amiga e que eles tenham o sentimento de que eu sou uma mãe de muitos filhos.

Este ano, a ERMM lançou uma divulgação dinâmica da escola. Como foi a repercussão da campanha?
Eu achei muito interessante a campanha e o tema: “Você tem uma missão. Prepare-se para ela”, e na verdade é exatamente o perfil da Escola de Missões, pois se temos uma missão temos que nos preparar, porque o próprio Jesus se preparou. Ele se preparou durante 30 anos e em 3 cumpriu a Sua missão.
Acredito que esta campanha afetou e afetará muitas pessoas aqui no Brasil e até em outras nações. Muitas pessoas na Angola desejaram estudar na Escola de Missões este ano, mas o visto não foi aprovado, mas muitos serão despertados. A campanha está sendo maravilhosa, estou acompanhando os vídeos, e espero pelos próximos.
E como temos ouvido: esse ano é de muita aceleração, e já está acontecendo, e assim também está sendo na ERMM! Vamos avançar ainda mais.















