Em Campina Grande-PB, Seminário aperfeiçoou músicos da igreja Sede

IMG_2818Dos dias 15 a 17 de Junho, a igreja Verbo da Vida sede em Campina Grande-PB, promoveu um seminário interno para os grupos de músicas da igreja, dentre eles as equipes dos seguintes Departamentos: o louvor dos adolescentes, jovens, casais e o ministério de música da igreja.

O evento começou na quinta a tarde com um bate papo com a liderança dos grupos, na ocasião o pastor Cristiano Arcoverde, de Campo Grande, Recife-PE, os ensinou a melhor forma de trabalhar a gestão de pessoas dentro da igreja.

“Nós não precisamos só fazer bem feito (ser eficiente) mas precisamos ter frutos do nosso trabalho (ser eficaz). Vocês podem até fazer um ótimo ensaio, pegar todas as notas e vozes, e quando chegar no culto não toca a música e coloca outra no lugar, não adiantou nada ter sido eficiente no ensaio”, Cristiano Arcoverde

À noite, no primeiro momento, a ministração foi de Ana Gaia Rufino falando sobre elegância, decência e arte. Ela tratou alguns assuntos como vestimenta, postura, entre outros.

“O que eu faço não é uma apresentação. Não subo no púlpito para me apresentar, mas para apresentou outro, DEUS”, Ana Gaia

IMG_2692Após essa ministração, o grupo foi separado entre músicos e dirigentes de música. Para os dirigentes, Wivian klart passou a visão do Ministério em relação a música, bem como orientações sobre a qualificação do ministro e algumas questões práticas; ao mesmo tempo em que Jason de Tarso falava para os músicos sobre a importância de se capacitar no seu instrumentos, diligência nos ensaios, trabalho em equipe.

Na sexta-feira, Marconde Ernesto compartilhou sobre suas experiências como pastor de muitos ministros de músicas que hoje atuam com muita excelência como Eliezer Rodrigues, Andrezinho, Beto Gomes e Ronnie Princi.

“O pastor Marconde compartilhando esses testemunhos, nos fez ver que seus liderados já passaram pela nossa fase e, ver onde estão hoje, só nos motiva a continuar, pois sabemos que se valeu a pena para eles, vale a pena para nós também”, Bárbara Giselle (líder de música)

Na mesma noite Pablo Teles, técnico de áudio, levantou questões sobre a manipulação do áudio na igreja, esclarecendo técnicas tanto para o instrumental quanto para o back vocal.

IMG_2873No sábado, o seminário começou a tarde com duas palestras importantes para o bom andamento do grupo de música. Jackson Tharcílio falou sobre alguns recursos tecnológicos que são usados hoje, normalmente por todos os profissionais, e que, segundo ele, são possíveis para o uso na igreja local. Um exemplo são aplicativos para tocar samples e metrônomos. Ele também alertou sobre a importância de ter esses mecanismos e estudar sobre eles da mesma forma que o ministro da Palavra tem que está afiado no conhecimento da mesma.

IMG_2947Simultaneamente, o vocal estava com Vagner Santos, diretor da Escola de Música Nova Semente e professor de técnica vocal. O mesmo ressaltou a importância de profissionais para auxiliar no nosso desempenho como: professor de técnica vocal, fonoaudiólogo e otorrinolaringologista. Vagner também mostrou técnicas importantes para um bom desempenho e o funcionamento do back vocal.

À noite, o encerramento foi com uma consagração ministrada pelo pastor Raphael Frota, que nos motivou a prosseguirmos no propósito o qual Deus nos chamou de sermos canal de Deus para abençoar o povo. Leia resumo da ministração:

“Se você faz música simplesmente porque não tem o que fazer, você ainda não entendeu a proposta para qual Deus está te chamando. Você foi chamado para ser um portador da visão e isso significa dizer que você é um portador de Deus, aquele que vai trazer água para o sedento, que vai trazer vida para aqueles que chegarem aqui de baixo de opressão, de espírito de morte. Creio que vamos começar a entrar em um nível de sobrenatural tão intenso que, quando estivermos em um momento de adoração, não importa se são 10, 15, 20, 5 ou 2 minutos, o tempo que nós tivermos será suficiente para atrairmos um ambiente diferente para socorrermos essas pessoas.

Se essa visão não estiver escrita pra você, no seu coração, no seu comportamento, não estará escrita para outras pessoas. Você é ministro de música e isso deve estar claro por preceito e por exemplo, ou seja, entenda o que você está fazendo, falando; sobre o que está fazendo, mas também, dando exemplo daquilo que você acredita. Eu prego cura, é uma das coisas que eu mais prego, Deus me chamou para fazer isso, se eu prego e não creio que tipo de resultado eu vou ter? Mas aonde eu for as pessoas vão ser incendiadas com o que eu acredito, não importa se eu estou na igreja, no púlpito, no Centro de Cura ou na rua, eu tenho consciência que esse poder vai operar onde eu estou. Se você é um ministro de música e só é aqui dentro da igreja você tem problemas graves”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!