Verbo FM

A formação de um Ministro de Música Parte 2

Felipe Aguiar

Musico da IEVV em Pedra de Guaratiba RJ

Bem, queridos, continuamos falando sobre as qualidades que um músico cristão, que serve em sua igreja local deve ter. Já falamos sobre pequenas coisas como pontualidade e disposição para servir, que trazem coisas grandes para nossa vida. Também tocamos no entendimento do que é ser um ministro de música e o propósito do seu talento. Vamos continuar estudando alguns aspectos necessários à vida das pessoas envolvidas com a música na Igreja:

– Equilíbrio Emocional

Pessoas criativas tendem a ser conhecidas pelos altos-e-baixos nas suas emoções. Quando estão bem, são brilhantes e produzem muito, mas quando estão mal, tendem a se tornar depressivas e tristes. Mas, Deus não nos planejou para ser assim. É importante aprender como adorar a Deus em todos os momentos da sua vida (Salmo 34).

É claro que nem sempre as nossas emoções vão ajudar, mas podemos tomar o controle sobre elas, e comandar: “não importa o que eu estou sentindo ou vendo, eu escolho adorar ao Senhor!” Criar o hábito de ser grato por tudo que Deus fez por você pode ajudar nos momentos em que a sua emoção não cooperar com o seu serviço. Se você se lembrar de apenas um motivo para ser grato: ser salvo, livre do inferno, livre de toda condenação, este mesmo já é mais do que suficiente para animar a sua alma e fazê-la se render à adoração. Não porque eu “sinto vontade” de adorar, mas porque eu entendo o poder que a adoração move quando a Igreja se reúne para adorar ao Criador.

Haverá uma canção de alegria (Isaías 30:29), sempre que não levarmos em conta o que nossos sentimentos nos dizem. Ela está lá, guardada em nosso coração, esperando ser descoberta. Não deixe que as emoções roubem o melhor que há em você!

– Não dar lugar ao Orgulho

Esta talvez seja a área da vida que faça com que mais músicos e cantores fiquem fora do plano de Deus para sua vida. Você deve lembrar que a primeira pessoa que foi expulsa do céu, e causou a expulsão de um terço dos anjos, foi motivada pelo orgulho. E, sem querer me deter a esta discussão teológica, ele era um líder de louvor!

Muitas pessoas se afastam do serviço na Igreja pensando que seu dom é desprezado. Ouvimos frases do tipo: “Eu não canto em corais, eu só faço solos”, ou “se não tiver solo de guitarra nessa música eu prefiro nem tocar”, ou ainda “eles não entendem o meu talento”. E, ao invés de buscar primeiro o Reino de Deus (Mateus 6:33), buscam primeiro a autopromoção e o reconhecimento. Nós não somos como o mundo! Estamos nele, mas não somos dele. Não copiamos os seus métodos, mas extraímos nossos métodos da Palavra de Deus.

Não fique frustrado. Se não há espaço no momento para você ocupar um lugar de evidência no ministério de música, coloque-se disponível para cuidar da aparelhagem, das cópias, interceda por eles, qualquer outra coisa, mas disponibilize-se para ajudar. Faça qualquer coisa para promover o trabalho da sua Igreja. Um coração de servo e a fidelidade agradam a Deus, e são pré-requisitos para quem deseja ministrar na área da música.

– Conhecer quem você é em Deus (autoestima)

No mundo, no que se refere à arte, as coisas são exclusivas, permitidas apenas aos muito, muito talentosos, ou muito ricos, ou muito bonitos. Mas, no Reino de Deus, ele mesmo convida TODA A TERRA para dar louvor a Ele (Salmo 66). Isso independe de talento, de riqueza ou fama. Só depende de um coração recriado e desejoso de se render à sua glória. A única maneira de ser excluído disso é “excluir a si mesmo”, normalmente através do seu proceder. É pensando sobre você mesmo como sendo “menos” do que você é na realidade.

Se você conhece a fonte do seu talento, o que Deus planejou você para fazer, nenhum homem pode parar você. Talvez o que você tem para oferecer seja, aos seus olhos, pouco diante de tantas pessoas talentosas à sua volta. Mas, entenda que cada um de nós foi criado e desenhado para um propósito específico, que ninguém mais pode cumprir da mesma maneira que você pode, porque você é criado para aquela tarefa. Como aquela viúva, que tinha apenas um pouco de óleo. Mas, ela o colocou à disposição para servir a Deus, e trabalhou segundo o plano de Deus para a sua vida. Ela viu aquele ‘pouco’ que ela tinha se multiplicar, a ponto de sustentar a ela e a seu filho.

O talento que você tem pode parecer pouco, mas tem um propósito específico para ele no Corpo de Cristo. Apenas trabalhe nele, não o esconda. Exercite a sua voz, ou exercite-se na prática do seu instrumento, para que eles desempenhem a função para a qual foram criados. Eu quero dar a Deus o meu melhor, não apenas o “isto está bom”. Se você for displicente, ou ocioso, você não desempenhará bem o seu papel. Não compare a si mesmo com outros. Cada um de nós tem um talento especificamente desenhado pelas mãos do criador para um propósito.

Continuamos com mais tópicos no próximo texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!