Todo líder precisa entender que o principal motivo da sua existência como líder é o desenvolvimento de outros. A insegurança será o maior impedimento ao seu trabalho.
Líderes inseguros geralmente não constroem outros, só os escravizam sob o pretexto de terem autoridade sobre eles. Geralmente não lhes atribuem poder, mas somente funções os impedindo de desenvolverem-se. Em contrapartida estes líderes concentram todo poder em si mesmos como uma espécie de ditador.
Um líder inseguro é centralizador, controlador e, na maioria das vezes, quando não atendido, torna-se vingativo. Uma das características de pessoas que estão debaixo deste tipo de liderança é que elas pouco crescem e pouco se desenvolvem. Geralmente, no fim elas se tornam pessoas cansadas e desmotivadas e no pior dos casos podem se tornam uma réplica de sua liderança insegura.
Pessoas que vivem debaixo deste tipo de liderança até a percepção que tem de Deus tende a ficar distorcida. Líderes inseguros não tornam outros melhores, as deforma.
A verdade é que todos nós como líderes mesmo que estejamos com a melhor das intenções ainda assim poderemos produzir em algum momento este tipo de comportamento e se não nos cuidarmos nos tornaremos aquilo que tanto reprovamos.
Por isso decida vencer a insegurança, e como líder, a cada dia torne-se a melhor versão de você mesmo.
…Entretanto, vós não sereis assim. Ao contrário, o maior entre vós seja como o menor, e aquele que governa, como o que serve. Porquanto quem é o maior: o que está reclinado à mesa, ou o que serve? Porventura, não é o que está reclinado à mesa? Contudo, entre vós, Eu Sou como aquele que serve. … (Lucas 22.25-27)
1 Comentário
“(…) A verdade é que todos nós como líderes mesmo que estejamos com a melhor das intenções ainda assim poderemos produzir em algum momento este tipo de comportamento e se não nos cuidarmos nos tornaremos aquilo que tanto reprovamos (…)”.
É verdade. Parabéns, pastor. Excelente texto!