Thiago Freitas ministrando sobre Santidade ao Senhor
Thiago Freitas
Integrante da Coordenação Doutrinaria Verbo da Vida

Você conhece o seu chamado? Tem certeza a respeito dele? Quando falamos sobre chamado, pensamos geralmente que é algo a se cumprir, mas ele é bem maior que isso. Fomos santificados; essa é a nossa realidade em Cristo. Fomos livres da culpa e do pecado. Vemos a Bíblia dando ênfase à santidade ao Senhor, por isso é importante nos contextualizarmos sobre o assunto.

Em I Coríntios 1.2 está escrito: “À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso”.  

“Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus” (I Coríntios 6.11).

Continuando, em Hebreus, vemos que Jesus, com uma única oferta, livrou-nos definitivamente do pecado. Nosso chamado é a santidade ao Senhor. Esse chamado para ser santo é a mudança de comportamento em sua essência. Voltar a viver como se vivia antes é lícito, mas não convém. Não convém retroceder ao velho homem. Somos chamados à santidade.

Ministros exemplares

O ministério não se resume a fazer o trabalho que o Pai nos confiou, mas precisamos SER, primeiramente. Não é errado buscar o aperfeiçoamento das habilidades, mas isso não pode roubar o quesito SER – exemplo e caráter.

Se como filhos de Deus somos chamados à santidade, imagina como ministros. Precisamos viver uma vida de pureza e integridade. 

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”  (II Timóteo 2.15).

Obreiro aprovado e que não tem do que se envergonhar. Meu intuito não é pregar perfeição. Nós não estamos ainda plenamente aperfeiçoados, estamos crescendo. Vemos o padrão bíblico para a santidade (como referência e exemplo) e não podemos ignorá-lo. O fato de estar no ministério é requerido mais do que habilidades, envolve caráter, integridade e honra. Infelizmente, muitos danos estão sendo causados ao Corpo de Cristo por causa da imoralidade dos seus líderes. 

“Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza” (I Timóteo 4.12).

“Não repreendas ao homem idoso; antes, exorta-o como a pai; aos moços, como a irmãos; às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza” (I Timóteo 5.1,2).

Vemos o padrão dos fiéis na pureza. A orientação bíblica é que os líderes devem tratar as irmãs com pureza. É indispensável o ministro não ter casos de adultério, nem ser mulherengo e paquerador. Precisamos terminar nosso chamado com integridade e honra.

Passos para manter a integridade moral

No livro Qualificados de Tony Cooke, fala de integridade moral. Eis alguns passos descritos no livro:

1 – Faça uma decisão de qualidade, não espere estar num lugar de tentação para tomar uma ação; 

2 – Reconheça sua vulnerabilidade, você não é invencível sobre uma tentação, temos que ser vigilantes; 

3 – Lembre-se das consequências dolorosas da imoralidade, umas delas é trazer angústia Àquele que me redimiu;

4 – Reconheça que uma falha moral não começa com o ato físico do adultério, ele começa com fantasias, ultrapassando limites;

5 – Não viva em função da vigilância dos outros, de uma forma teatral para aqueles que estão te vendo. O que você não faz na frente dos outros, você não deve fazer quando está sozinho;

6 – Tenha temor. A soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, o Senhor aborrece. O temor do Senhor provoca medo só de pensar em fazer contra Ele;

7 – Lembre-se do perigo de não seguir a santificação. 

Cuidados com a nossa integridade espiritual

“Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça? Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10.23-31).

O sacrifício necessário foi realizado quando Cristo se entregou na cruz. Existe a possibilidade de vivermos deliberadamente em pecado, mesmo tendo recebido o pleno conhecimento da Verdade. 

Quando confessamos a nossa iniquidade, alcançamos a misericórdia, porque temos um advogado: Jesus. Em Hebreus fala sobre pessoas que de forma intencional, sem considerar as consequências; também fala que horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

Chamados à santidad

O que o homem semear, ele vai ceifar. Precisamos ter uma atitude radical com o pecado. A consequência do pecado é a morte. O fim da estrada está bem sinalizado; não podemos viver pela carne. São inúmeras advertências, meus irmãos. Os que são de Cristo Jesus crucificaram sua carne com as suas paixões. Sendo santos porque Ele é santo. 

Quantos creem na fidelidade de Deus? Há livramento da parte do nosso Deus para que possamos suportar; não vamos falhar como eles falharam. Não seremos tentados além das nossas forças. Hebreus fala de um Trono de graça, onde podemos nos achegar. Acharemos graça para nos socorrer em ocasião oportuna. Nós não precisamos errar e não vamos errar, mas vamos continuar avançando. Vivendo uma vida de santidade, consagração e pureza.

*Trechos da ministração do dia 23 de setembro de 2023, na Conferência de Ministros Sudeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!