Uma presença significativa de bolivianos e quenianos na Conferência de Ministros Verbo da Vida Nordeste 2023 mostra o poder do comprometimento com a visão que abraçaram. Eles investiram muitos recursos, percorreram milhares de quilômetros e ultrapassaram diversos obstáculos para desfrutar de dias que marcaram suas histórias para sempre. Sem sombra de dúvida, são exemplos para tantos outros que deixaram de usufruir da unção derramada nesse tempo.
Pela primeira vez na história, um número tão grande de bolivianos vieram juntos para a Conferência Nordeste, além de uma boa representação do Quênia. O casal de missionários Willian e Bruna Segecs estimulou e trouxe a caravana de 18 irmãos da Bolívia. Eles expressaram muita alegria em poder proporcionar tanta experiência para eles nesse período. “Eles viajaram muitas horas para chegar até aqui. Estão impactados”, contou Willian.
Seis quenianos participaram da Conferência este ano e, claro, se identificaram rapidamente com o ritmo brasileiro. Eles são da capital Nairobi e percorreram mais de 8 mil quilômetros para chegar ao Brasil. Para que todos pudessem acompanhar as ministrações e apresentações do evento, eles contaram com a equipe que faz a tradução simultânea. Assim, puderam receber de tudo o que os demais ministros vivenciaram nesses dias.
Só pode ter sido Deus
Já os irmãos da Bolívia tiveram que pegar diversos voos de La Paz até a Pernambuco, quando tiveram também no Verbo da Vida dessa cidade, passaram por João Pessoa e chegaram à Campina Grande depois de quase 5 mil quilômetros rodados. A boliviana Milenka Huayhua, que tem chamado missionário e já passou um tempo no Brasil, retornou agora com um grupo de 18 pessoas e disse estar feliz de voltar aqui.
“Deus mandou a provisão e tudo o que era necessário. É maravilhoso experimentar dessa visão e ver como a igreja aqui está trabalhando e como as equipes funcionam. Foi realmente impactante! Vamos voltar com o coração cheio de gratidão. O pastor nos propôs virmos todos juntos. Foi algo que nasceu no coração dele. Era necessário muito dinheiro, mas Deus nos ajudou. Foi Ele quem fez tudo e toda glória e honra é para Ele. Graças a Ele estamos vivendo dias sobrenaturais”, contou Milenka.
Já o casal Rodrigo Montenegro e Daniela Chalup veio com toda a família de forma sobrenatural. “Viemos de muito longe e estamos surpreendidos e maravilhados com tudo que Deus fez. Só podia ter sido Ele! Toda minha família ganhou as passagens aéreas e isso foi maravilhoso. Louvamos ao Senhor e ao Seu santo nome porque Ele fez todas as coisas”, festejou Daniela.
Rodrigo também comemorou a vinda deles para a Conferência Nordeste: “Tem sido um tempo muito lindo para toda minha família, desfrutando cada momento e vendo a poderosa mão de Deus em todas as coisas. Algo que nos chamou atenção foi o amor que os brasileiros deram para nós, como se fosse o amor de Deus mesmo por meio deles, refletindo através dos abraços, dos sorrisos. Nos sentimos totalmente agradecidos e muito felizes”.
Os bolivianos ainda foram surpreendidos com o cancelamento de um dos voos do percurso da volta. Rodrigo disse que, em todo tempo, tiveram várias complicações. “Tivemos vários problemas. O inimigo queria impedir nossa chegada. Tivemos voos cancelados, datas alteradas. até dificuldades econômicas, mas Deus foi fiel e estamos vendo dia a dia a poderosa mão de Deus agindo”, concluiu.
Além deles, diversos outros irmãos vieram de outras nações e de lugares distantes do Brasil. Nenhum obstáculo foi suficiente para fazê-los retroceder. Eles venceram todos e conquistaram o que Deus tinha preparado para cada um. E, assim, voltam abastecidos e desejosos de cumprir a missão em seus locais de origem. Com certeza, o Senhor os abençoará abundantemente e colherão os frutos da obediência.
- Veja aqui como a equipe de tradução simultânea funcionou durante a Conferência.
- Confira também neste link a matéria sobre todos os missionários que participaram do evento.